Você sabia que o primeiro nome registrado na história pertencia a um contador?

chat contabilidade
Você sabia que o primeiro nome registrado na história pertencia a um contador?

Você sabia que o primeiro nome registrado na história pertence a um contador? De acordo com o best-seller "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" de Yuval Noah Harari, Kushim, um contador da antiga civilização de Uruk, é o primeiro nome conhecido na escrita, datando de mais de 5.000 anos.

Kushim desempenhava um papel vital ao registrar transações de cevada, mostrando a importância da contabilidade desde os primórdios da civilização.

primeiro nome registrado

O Papel de Kushim na Contabilidade Antiga

Kushim é mencionado em diversas tabuletas de argila, responsáveis por documentar transações de cevada durante o período de Uruk (c. 3.400–3.000 aC). O nome pode se referir tanto a uma pessoa específica quanto a um título de um cargo público ou instituição. Independentemente disso, sua função destacava a necessidade de registros precisos para a gestão de recursos, um princípio fundamental na contabilidade até os dias atuais.

Aparentemente registra um total de 29.086 medidas de cevada recebido por Kushim ao longo de 37 meses. "Kushim" pode ser o título genérico de um funcionário público ou o nome de um indivíduo em particular. Se Kushim foi mesmo uma pessoa, talvez seja o primeiro indivíduo da história cujo nome conhecemos! Todos os nomes usados nos estágios antigos da história humana - os neandertais, os natufianos, a caverna de Chauvet, Gobeldi Tepe - são invenções modernas. Não temos ideia de como os construtores de Gobeldi Tepe batizaram o lugar. Com o surgimento da escrita, começamos a ouvir a história da boca de seus protagonistas. Ao designá-lo, os vizinhos de Kushim podem ter na verdade gritado "Kushim". É revelador que o primeiro nome registrado na história pertença a um contador, e não a um profeta, poeta ou grande conquistador (1).

Acredita-se que Kushim tenha sido um indivíduo ou um título genérico de um titular de cargo público. Os caracteres cuneiformes "KU" e "ŠIM" não foram apresentados com muito contexto e, portanto, é difícil determinar se tais combinações de sinais denotam uma pessoa, o cargo da pessoa ou uma instituição inteira. Kushim era responsável pela produção e armazenamento de cevada. Algumas das tabuinhas cobram a distribuição de cevada a vários funcionários como vários débitos, com o somatório no verso como um único crédito para a quitação da responsabilidade de Kushim. Um relato relativamente simples mostra a cobrança de diversas quantidades de cevada a três funcionários no anverso, enquanto Kushim foi creditado pelo valor total distribuído aos funcionários no verso. No entanto, o inverso também poderia ser interpretado como o relato de Kushim. Outras tabuletas são mais complexas, mostrando a entrada de vários ingredientes no anverso (malte, lúpulo, etc.), enquanto mostram diferentes tipos de cerveja como saída no verso. Uma tabuinha mostra Kushim fornecendo 14.712 litros de cevada a quatro funcionários, pelos quais eles foram devidamente dispensados (2).

A Importância da Descoberta

Essa descoberta ressalta a longa história e a importância crucial da contabilidade na formação e desenvolvimento das civilizações. Ao fornecer registros detalhados, contadores como Kushim ajudaram a estruturar as economias antigas, permitindo o crescimento e a complexidade das sociedades.

Nascimento da Escrita

O vídeo a seguir leva-nos aos sítios arqueológicos sumérios nos atuais Irã, Iraque, Síria e outros lugares, para ver a influência do cuneiforme, o mais antigo sistema de escrita conhecido no mundo.

Referências

1. Hariri, Yuval Noah. Sapiens, p. 131.

2. Kushim (Uruk period).

Imagem: MS1717, © The Schøyen Collection, Oslo and London http://www.schoyencollection.com/24-smaller-collections/wine-beer/ms-1717-beer-inanna-uruk © The Schøyen Collection, Oslo and London.

chat contabilidade
header ads

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem